Grande Fortaleza deverá receber chuvas intensas e rajadas de ventos nesta sexta-feira, prevê Funceme

Grande Fortaleza deverá receber chuvas intensas e rajadas de ventos nesta sexta-feira, prevê Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para sexta-feira (17) até o próximo domingo (19) céu nublado com chuvas para a Grande Fortaleza. A Região Metropolitana inclui Pacatuba que registrou deslizamentos e alagamentos em todo o município.

A Funceme emitiu um aviso meteorológico nesta quinta-feira (16) sobre a possibilidade de chuvas intensas, com riscos de eventos como raios, inundações, alagamentos e rajadas de ventos no Ceará. O aviso começou a valer 8h desta sexta e dura até 23h de hoje.

Segundo o órgão, a faixa de risco potencial atinge todo o território cearense.

Desastre em Aratuba
Nesta quinta-feira (16), duas casas desabaram durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade de Aratuba, no Maciço de Baturité. De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a prefeitura do município, das sete pessoas atingidas, três morreram, sendo uma mulher e duas crianças.

As outras quatro pessoas feridas ainda não foram formalmente identificadas. O deslizamento ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, uma barreira desabou e atingiu duas residências localizadas na localidade de Mussum, próximo ao Bairro Centro, atingindo uma mulher de 21 anos e duas crianças, com idades de 2 e 8 anos, foram a óbito no local. Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local apenas com escoriações leves.

A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que 15 casas precisaram ser interditadas. As famílias foram encaminhadas a hotéis da região até a efetivação do aluguel social.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências. Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Chuvas no Estado
Na madrugada e início da manhã desta sexta-feira choveu em pelo menos 60 municípios cearenses, conforme os dados da Funceme.

As maiores chuvas aconteceram nos seguintes municípios:

Granja: 112 milímetros
São Benedito: 106 milímetros
Miraíma: 100 milímetros
Tamboril: 93 milímetros
Guaraciaba do Norte: 90 milímetros
Varjota: 86 milimetros
Previsão para o fim de semana
Sexta-feira (17):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva.
Turnos

Manhã: com chuva.
Tarde/Noite: com chuva isolada.
Sábado (18):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva
Turnos

Madrugada/Manhã: com chuva.
Tarde/Noite: céu parcialmente nublado com chuva isolada.
Fonte; g1

Jornal Caucaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *